Bitcoin (símbolo: Ƀ; abrev: BTC ou XBT , peer-to-peer electronic cash system) é uma moeda digital do tipo criptomoeda descentralizada, e também um sistema econômico alternativo, apresentada em 2008 na lista de discussão The Cryptography Mailing[10] por um programador, ou um grupo de programadores, de pseudônimo Satoshi Nakamoto; É considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, e tida como responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.

O bitcoin permite a transação financeira sem intermediários, mas verificadas por todos os nós da rede Bitcoin peer-to-peer, que são gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain.

A topologia peer-to-peer (ou P2P) da rede Bitcoin, ou sistema econômico alternativo,[17] e a ausência de uma entidade administradora central, que torna inviável qualquer autoridade financeira ou governamental manipular a emissão e o valor de bitcoins ou induzir a inflação com a produção de mais dinheiro. No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demanda podem fazer com que o seu valor sofra oscilação no mercado de câmbio, sendo definido livremente durante as 24 horas do dia.

Bitcoin é um esquema Ponzi ou Pirâmide?

Um esquema Ponzi é uma operação de investimento fraudulenta que paga retornos ao seus investidores com seu próprio dinheiro, ou com o dinheiro de investidores subsequentes, ao invés de lucros obtidos pelas pessoas que gerenciam o negócio. Os esquemas Ponzi são feitos para entrar em colapso aos custos dos últimos investidores quando não houver mais novos participantes.

Bitcoin é um projeto de software gratuito sem autoridade central. Consequentemente, ninguém está em posição de realizar representações fraudulentas sobre o retorno de investimentos. Como qualquer outra moeda como o ouro, o Dólar Norte-Americano, Euro, Yen etc., não existe garantia de que o poder de aquisição e a taxa de troca flutuem livremente. Isto nos leva a volatilidade, onde proprietários de bitcoins podem imprevisivelmente fazer, ou perder, dinheiro. Além da especulação, Bitcoin também é uma forma de pagamento prestativa e de atributos competitivos que está sendo utilizada por milhares de usuários e negócios.

Como são criados bitcoins?

Novos bitcoins são gerados através de um processo competitivo e descentralizado chamado “mineração”. Esse processo consiste na recompensa dada aos usuários pelos seus serviços. Os “mineiros” de Bitcoin estão processando transações e fazendo a rede segura usando hardware especializado e coletando novos bitcoins em troca.

O protocolo Bitcoin foi projetado de uma forma que os novos bitcoins são criados em uma proporção fixa. Isto faz com que a mineraçao de Bitcoin seja um negócio muito competitivo. Quando mais mineradores se juntam à rede, se torna cada vez mais difícil gerar lucro e os mineradores precisam buscar eficiência para cortar seus custos operacionais. Nenhuma autoridade central ou desenvolvedor tem qualquer poder de controlar ou manipular o sistema para aumentar seus lucros. Cada nó de Bitcoin no mundo todo irá rejeitar qualquer coisa que não esteja de acordo com as regras que se espera que o sistema siga.

Como a mineração ajuda a manter a segurança do Bitcoin?

A mineração cria o equivalente a uma loteria competitiva que torna muito difícil para qualquer um adicionar consecutivamente novos blocos de transações na cadeia de blocos. Isso protege a neutralidade da rede, impedindo que qualquer indivíduo ganhe o poder de bloquear determinadas transações. Isso também impede que qualquer indivíduo substituia partes da cadeia de blocos para reverter seus próprios gastos, o que poderia ser usado para fraudar outros usuários. A mineração torna exponencialmente mais difícil de reverter uma transação passada, exigindo a alteração de todos os blocos seguintes a esta transação.

BITCOIN CASH – BCH

O Bitcoin Cash (BCH) é uma versão duramente bifurcada do Bitcoin original BTC. É semelhante ao bitcoin em relação ao seu protocolo; Prova de trabalho SHA-256 hashing, e possui 21,000,000 de unidades disponível, mesmo tempo de bloqueio e sistema de recompensa.
No entanto, duas diferenças principais são os limites de blocos, a partir de agosto de 2017, a Bitcoin possui um limite de blocos de 1MB, enquanto o BCH propõe blocos de 8MB. Além disso, o BCH irá ajustar a dificuldade a cada 6 blocos em oposição a 2016, como acontece com o Bitcoin.

A Bitcoin Cash é uma proposta do grupo de mineração viaBTC e do grupo de mineração Bitmain para realizar um UAHF (Fugitivo habilitado pelo usuário) em 1º de agosto às 12:20 UTC.
Eles rejeitaram o consenso acordado (também conhecido como BIP-91 ou SegWit2x) e decidiram conquistar o bloco de bitcoin original e criar esta nova versão chamada “Bitcoin Cash”. O Bitcoin Cash pode ser reivindicado pelos proprietários do BTC que têm suas chaves privadas ou armazenam seus Bitcoins em um serviço que dividirá o BCH para o cliente.

Por que era necessário um garfo para criar o Bitcoin Cash?

O código Bitcoin original tinha um limite máximo de 1 MB de dados por bloco, ou cerca de 3 transações por segundo. Embora tecnicamente simples de aumentar esse limite, a comunidade não conseguiu chegar a um consenso, mesmo após anos de debate.

O limite de tamanho de bloco de 1 MB causou problemas para o Bitcoin?

Sim, em 2017, a capacidade atingiu o “muro invisível”. As taxas dispararam, e Bitcoin tornou-se pouco confiável, com alguns usuários incapazes de confirmar suas transações, mesmo depois de dias de espera.

Bitcoin parou de crescer. Muitos usuários, comerciantes, empresas e investidores abandonaram o Bitcoin. Seu marketshare entre outras criptografia caiu rapidamente de 95% para 40%.

O Bitcoin Cash soluciona esses problemas?

Sim. O Bitcoin Cash aumentou imediatamente o limite de tamanho de bloco para 8MB como parte de uma abordagem maciça de escala em cadeia. Existe uma ampla capacidade para as transações de todos.

Taxas baixas e confirmações rápidas retornaram com o Bitcoin Cash. A rede está crescendo novamente. Usuários, comerciantes, empresas e investidores estão construindo o futuro com dinheiro real peer-to-pair.

O que é o Bitcoin Gold?

Bitcoin Gold é um garfo da cadeia de bitcoin que ocorreu em 25 de outubro de 2017. Na altura de bloco predeterminada, os mineiros Bitcoin Gold começarão a criar blocos com um novo algoritmo de prova de trabalho, o que causará uma bifurcação do Bitcoin cadeia de bloqueio. O bloco de bloco Bitcoin original continuará inalterado, mas um novo ramo da cadeia de blocos se separará da cadeia original. O novo ramo é uma cadeia de blocos distinta com o mesmo histórico de transações que a Bitcoin até o garfo, mas depois diverge dela. Como resultado desse processo, uma nova criptografia nascerá.

Qual o proposito do Bitcoin Gold?

O objetivo do Bitcoin Gold é tornar a mineração Bitcoin descentralizada novamente. A visão idealista de Satoshi Nakamoto de “um CPU um voto” foi substituída por uma realidade em que a fabricação e distribuição de equipamentos de mineração se tornou dominada por um número muito pequeno de entidades, algumas das quais se envolveram em práticas abusivas contra mineradores individuais e a rede Bitcoin como um todo. Ao mudar o algoritmo de prova de trabalho do Bitcoin do SHA256 para o Equihash, todos os equipamentos de mineração SHA256 especializados serão obsoletos para a mineração do bloco de bits Bitcoin Gold. Assim, a Bitcoin Gold proporcionará uma oportunidade para inúmeras novas pessoas em todo o mundo para participar do processo de mineração com hardware de consumo amplamente disponível que é fabricado e distribuído por corporações convencionais respeitáveis. Uma infra-estrutura de mineração democrática mais descentralizada é mais resiliente e mais em consonância com a visão original de Satoshi.

Bitcoin Cash e B2X são garfos hostis que usam o mesmo algoritmo PoW como Bitcoin – SHA256 – o que resulta em um estado de conflito permanente sobre uma quantidade finita de hardware de mineração ASIC que é necessário para a resolução de prova de trabalho SHA256. Bitcoin Gold, por outro lado, usa o algoritmo Equihash PoW, que não pode ser resolvido usando ASICs que foram projetados para Bitcoin. Isso garante que o Bitcoin Gold não esteja em concorrência com o Bitcoin sobre recursos limitados. Em vez disso, o Bitcoin Gold terá uma infraestrutura de mineração totalmente diferente, constituída por hardware de uso geral (GPUs).

Qual carteira devo manter o meu BTC para ter certeza de obter meu BTG gratuito?

Qualquer carteira Bitcoin segura que confira ao usuário o controle exclusivo das chaves privadas criptográficas é um local adequado para armazenar suas moedas antes do garfo de 25 de outubro. Algumas carteiras podem oferecer acesso direto ao seu BTG, enquanto outros podem exigir que você tome etapas técnicas adicionais. As carteiras verificadas que suportam BTC e BTG lado a lado serão listadas na página inicial do Bitcoin Gold. Vamos publicar guias para recuperar BTG das carteiras mais populares, incluindo Bitcoin Core, Electrum, Mycelium, carteiras de hardware, carteiras de papel e muito mais.

Como faço para minerar Bitcoin Gold?

Você pode explorar o BTG sozinho usando o cliente de nó completo ou pode mina com um pool. Algumas piscinas de mineração públicas que trabalharam conosco estão listadas em nossa página inicial. Nós o convidamos para se juntar ao nosso canal Slack #mining para obter ajuda técnica e conselhos sobre o BTG de mineração.

MINERAR BTG AGORA – CLIQUE AQUI !

 

Fontes: https://md.br-com.net/bitcoin https://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoinhttps://btcgpu.org  | https://bitcoin.org | https://www.bitcoincash.org