Um token não fungível (NFT) é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Diferentemente das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.[1]

Um item fungível, como o dinheiro, pode ser trocado por outro. Uma cédula de Real pode ser substituída, desde que de mesmo valor. Já os itens infungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos, etc.

O token não fungível representa algo específico e individual, e não pode ser substituído.

Na verdade, eles podem ser usados para representar a propriedade de qualquer ativo único, como uma escritura de um item no reino digital ou físico.

Os tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade de interoperabilidade de ativos através de diversas plataformas. Os NFTs são usados em vários aplicativos que requerem itens digitais exclusivos, como arte criptográfica, cripto-colecionáveis e jogos criptografados.

O primeiro uso de NFTs relacionados a jogos foram jogos de cartas cripto-colecionáveis. Projetos como Age of Chains e Rare Pepes têm usado o protocolo da plataforma Counterparty para emitir cartões de troca de blockchain como NFTs desde 2016.

Exemplos NFT

O mundo NFT é relativamente novo. Em teoria, o escopo dos NFTs é qualquer coisa única que precise de propriedade comprovada. Aqui estão alguns exemplos de NFTs que existem hoje, para ajudá-lo a ter uma ideia:

Referências: https://ethereum.org/en/nft/ | https://pt.wikipedia.org/wiki/Non-fungible_token