SEO é uma das áreas mais importantes do Marketing Online em minha opinião. O Google, por exemplo, é o site mais acessado do mundo segundo o Alexa.com. Por este “simples” motivo, investir na otimização de sites é extremamente importante, pois de nada adianta investir em conteúdo de qualidade ou um site bonito, por exemplo, se seu leitor ou consumidor não consegue encontra-los.
Spam


Em linhas gerais, Keyword Stuffing significa spam de palavras-chaves. Uma das regras para uma boa otimização é que suas palavras-chaves apareçam em vários lugares do seu site. Porém, há quem exagere e insira os termos de forma demasiada, o que pode, ao invés de ajudar, prejudicar o desempenho do seu site nos buscadores.

 

Mas como saber se estou fazendo?

O excelente livro da Martha Gabriel “SEM e SEO: Dominando o marketing de busca” trás no capítulo 5 um cálculo simples que ajuda a saber se estamos ou não exagerando na quantidade de palavras-chave. O cálculo para saber se você está exagerando no número de keywords em seus textos é simples:

F=K/T

  • F= Frequência
  • K= Quantas vezes uma palavra aparece;
  • T= Total de palavras do texto

Segundo a autora, uma frequência entre 3% e 8% é segura para evitar que um buscador considere seu texto como uma técnica de Black Hat. Como os buscadores não revelam as regras de classificação dos sites, todas as técnicas de SEO são baseadas em tentativa e erro, além de muitos testes e algumas dicas fornecidas pelos buscadores, por isso a estimativa.

 

Dica de complemento para Chrome

 

Para saber de forma rápida se o número de palavras chaves que você está usando é “seguro” recomendo (para quem usa o Google Chrome) o complemento SEO Playground. Basta abrir um site, ir até o complemento nas opções “Texto/Words”. Ele fornece o número de vezes que uma palavra aparece e já faz o cálculo da densidade da palavra, ou seja, quantas vezes ela aparece em relação ao total do texto.

 

 

No caso deste site que fala sobre sobrancelha, a palavra “sobrancelha” aparece 15 vezes, com uma densidade de 5,38%. Vale a pena dar uma olhada neste complemento, tendo em vista que além da contagem de palavras, ele também oferece vários insights sobre seu site.

Uma boa densidade de palavras chaves para qualquer site pode ser utilizada em torno de 3%, dessa forma evita-se problemas com os Buscadores.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/keyword-stuffing-cuidado-voce-pode-estar-prejudicando-sua-estrategia-de-seo/55740/